PAROQUIA IMACULADA CONCEIÇÃO
PAROQUIA IMACULADA CONCEIÇÃO
A Imaculada Conceição é segundo o dogma católico, a concepção da Virgem Maria sem mancha ("mácula" em latim) do pecado original. O dogma diz que, desde o primeiro instante de sua existência, a Virgem Maria foi preservada por Deus, da falta de graça santificante que aflige a humanidade, porque ela estava cheia de graça divina. Também professa que a Virgem Maria viveu uma vida completamente livre de pecado.[1]
A festa da Imaculada Conceição, comemorada em 8 de dezembro, foi definida como uma festa universal em 1476 pelo Papa Sisto IV.A Imaculada Conceição foi solenemente definida como dogma pelo Papa Pio IX em sua bula Ineffabilis Deus em 8 de Dezembro de 1854. A Igreja Católica considera que o dogma é apoiado pela Bíblia (por exemplo, Maria sendo cumprimentada pelo Anjo Gabriel como "cheia de graça"), bem como pelos escritos dos Padres da Igreja, como Irineu de Lyon e Ambrósio de Milão[2][3]. Uma vez que Jesus tornou-se encarnado no ventre da Virgem Maria, era necessário que ela estivesse completamente livre de pecado para poder gerar seu Filho[4].
Em setembro de 1926, sob o comando do Cônego Hugo Bresane de Araújo, foi criada a comissão de obras da capela, assim constituída: Presidente: Coronel Flávio Augusto Fernandes; Vice-Presidente: Farmacêutico José Américo Teixeira Junior; Primeiro Tesoureiro: Capitão Joaquim Santiago Pereira; Segundo Tesoureiro: Domingos Tavares; Secretário: José Bellato Sobrinho e membros do conselho os senhores Luiz Antonio da Cunha, Antonio Theodoro da Cunha, Adamo Caovilla, Luiz Zanin e Ítalo Totti. Inicialmente ficou acertada a reforma da capela existente; posteriormente, verificado o estado precário da construção, ficou determinada a sua demolição, o que aconteceu sob o comando do Sr. Ismael Januário Gonçalves, no ano seguinte de 1927, nesse mesmo ano foi iniciada a construção da atual matriz de Nossa Senhora da Conceição. A pedra fundamental foi lançada por S. Excia. Dom João de Almeida Ferrão, bispo da diocese de Campanha, em novembro daquele ano. A construção foi projetada pelo Sr. Agustinho Frisotti com as dimensões de trinta e sete metros de comprimento, dezoito metros de largura e trinta metros e meio de altura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário